• image

    Telefones
    (41) 3024-9445 | (41) 3275-2445
    Whatsapp: (41) 99704-1114 | (41) 99978-1615

  • image

    Atendimento
    Seg-Sex: 8:30 / 17:30
    Sábados: 08:00 - 12:00

Legislação

1- Quais as despesas anuais em relação a impostos que terei com a carreta?

R.: Somente a taxa de licenciamento anual, a carreta é isente de IPVA   e Seguro Obrigatório.

2- Por que tenho que emplacar a carreta?

R.: Ela é um veículo, que no caso é atrelável, ou seja, não é   motorizada. Mesmo assim ela é reconhecida como um veiculo independente que   está inserida no trânsito/vias publicas.

3- Tenho que ter Carteira de Habilitação (CNH) especial?

R.: Não, para utilizar a carreta em seu automóvel, basta ter apenas a   CNH na categoria B. Que é uma categoria que permite conduzir automóveis com   reboques com menos de 6m e que a carga total   (Automóvel+passageiros+carga+reboque) não ultrapasse os 3500 kg.

4- É obrigatório o uso de “estepe” na carreta?

R.: Segundo a resolução 14/1998 do CTB, não obriga o uso de estepe na   carreta. A questão fica a critério do próprio motorista. Caso o veiculo dele   tenha as rodas diferentes do reboque, por opinião própria, é bom ter uma   estepe. Sendo assim o uso do estepe fica a critério do proprietário.

5- A carreta paga pedágio?

R.: Sim, geralmente o valor do pedágio da carreta é 50% o valor do   veiculo (no caso da carreta ter apenas 01 eixo). Por exemplo, ao passar pelo   pedágio, o motorista pagará a tarifa do veiculo + 50% do valor que é em   relação a carreta (no caso de ser de 01 eixo).

6- Posso utilizar apenas a Nota Fiscal para levar a carreta?

R.: A Nota Fiscal só pode ser utilizada para levar a carreta da   fábrica ou loja até seu destino, ou seja, o comprador usa ela apenas para   levar pra sua casa. O período permitido é de 05 (cinco) dias a contar da data   da emissão da Nota Fiscal.

7- Quanto tempo eu tenho para emplacar a carreta?

R.: Na verdade, o melhor de tudo é emplacar o mais rápido possível.   Inicialmente existe dois problemas: andar com carreta sem placa corre o risco   de apreensão. Outro problema é que após 30 dias da emissão da Nota Fiscal, o   Departamento de Transito cobra uma espécie de Taxa/multa adicional por ter   excedido o prazo para emplacar.

8- As carretas possuem certificação?

R.: Sim, somos certificados por órgãos creditados pelo Inmetro, ABNT,   Denatran. Renovamos nossos certificados a cada 02 anos. Mantemos em dia essa   importante documentação.